Receitas de doces faceis

Biscoitos caseiros, pudim de leite condensado e broa de fubá estão entre os preparos mais conhecidos daqueles que cresceram com a presença de uma avó que, como a minha, estava sempre disposta a preparar receitas doces, fáceis e extremamente saborosas.

Estas receitas fazem parte da memória afetiva de muita gente e se você, assim como eu, deseja encontrar o passo a passo para matar a saudade dos encontros da infância, continue lendo o conteúdo e salve as principais dicas para reproduzir as receitas doces da vovó.

Pudim de leite condensado fácil

O pudim de leite condensado é um dos clássicos de almoços de domingo e, a boa notícia para quem deseja preparar a receita em casa é que seu preparo é simples e exige somente quatro ingredientes. Anote:

Ingredientes para o pudim de leite condensado

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de leite (medida da lata de leite condensado);
  • 3 ovos;
  • 6 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de preparo

1. Em uma forma para pudim, adicione as 6 colheres de açúcar e leve à forno médio por aproximadamente 3 minutos, até se tornar uma calda caramelada.

2. Retire a fôrma do forno e gire para espalhar a calda, forrando todo fundo e a lateral. Reserve.

3. Em um liquidificador, adicione o leite condensado, o leite, os ovos e bata por aproximadamente 1 minuto. Desligue o liquidificador e deixe a mistura descansar por 15 minutos.

4. Caso haja espuma após os 15 minutos, certifique-se de “segurá-la” com auxílio de uma colher ao depositar o conteúdo do liquidificador na forma. Adicione a mistura com cuidado sobre o caramelo de açúcar e leve ao forno médio (180oC), em banho maria, por mais 1h30 (uma hora e meia).

5. Retire do forno, deixe esfriar por três horas e sirva.

Sequilhos simples da vovó

Assim como o pudim, o sequilho de leite condensado é um dos preparos bem conhecidos por

quem passava as férias na casa da vovó. Além de deliciosos, também são simples de preparar e será necessário utilizar apenas três ingredientes na receita. Veja:

Ingredientes para um sequilho simples de leite condensado

  • 1 lata de leite condensado;
  • 200g de margarina ou manteiga;
  • 500g de amido de milho.

Modo de preparo

1. Em um recipiente, adicione o leite condensado, a margarina e o amido de milho.

2. Misture bem, amassando e moldando até que a massa atinja uma consistência lisa e homogênea.

3. Ao firmar a massa, separe porções menores e faça bolinhas, acomodando em uma forma com espaço de dois dedos entre cada biscoito. Após acomodá-los, amasse sutilmente com o auxílio de um garfo.

4. Pré-aqueça o forno em 180oC e leve para assar por 15 minutos ou até que esteja dourado na parte de baixo.

Pé de moleque simples

Mais comum nas regiões nordeste e sudeste, o pé de moleque é um dos quitutes mais celebrados e não exige muito tempo e nem muitos ingredientes para que seja feito. Na verdade, é preciso ter em mãos o leite condensado, o amendoim, o açúcar e a manteiga, e você conseguirá preparar esta deliciosa receita. Anote:

Ingredientes

  • 1⁄2 lata de leite condensado;
  • 200g de amendoim torrado e sem casca;
  • 1 e 1⁄2 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de manteiga.

Modo de Preparo

1. Em uma panela, acrescente o amendoim e açúcar levando ao fogo baixo e mexendo sem parar, até que atinja a consistência de um caramelo.

2. Desligue o fogo e adicione uma colher de manteiga. Siga misturando bem e, então, acrescente o leite condensado. Mexa até que atinja uma mistura homogênea.

3. Unte uma superfície com manteiga (pode ser papel manteiga) e, com o auxílio de uma colher, deposite as porções do doce. Lembre-se de realizar o processo com rapidez para que o doce não endureça antes de ser moldado.

4. Após moldar todos os pés de moleque, espere esfriar completamente e estará pronto para ser servido!

Doce de banana fácil da vovó

Doces cristalizados ou à base de frutas são alguns dos preparos comuns entre as avós, especialmente as mais antigas que muitas vezes recorriam à matérias-primas naturais e produtos pouco processados.

No caso do doce de banana, será necessário algumas bananas maduras e boas doses de açúcar para prepará-lo no conforto de sua casa. Veja como:

Ingredientes

  • Entre 6 e 7 bananas maduras;
  • 1 xícara (chá) de açúcar.

Modo de preparo

1. Descasque as bananas e amasse-as bem. Reserve.

2. Em uma panela ligada em fogo baixo, deposite o açúcar e mexa até se tornar um caramelo. Deposite, então, as bananas amassadas.

3. Mexa por aproximadamente 10 minutos e desligue o fogo quando a mistura atingir a cor e consistência do doce de banana.

4. Transfira o conteúdo para um pote de vidro, deixe esfriar e reserve. O doce de banana deve ser conservado em ambiente refrigerado.

Pavê simples de biscoito de Maizena da vovó

De norte a sul, o pavê é uma sobremesa comum, feita para ocasiões especiais ou almoços em família. E o motivo é tão simples quanto o seu preparo: ele exige pouco tempo, utiliza ingredientes fáceis de serem obtidos e o resultado é extremamente saboroso.

Ingredientes para o creme

  • 2 pacotes de biscoito Maizena;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 400 ml de leite;
  • 1 gema;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
  • 1⁄2 xícara (chá) de leite (para umedecer os biscoitos)

Ingredientes para a ganache

  • 1 lata de creme de leite;
  • 200g de chocolate ao leite ou meio amargo.

Modo de preparo do creme

1. Em uma panela adicione o leite, o amido de milho, leite condensado, creme de leite, a gema e a essência de baunilha. Misture bem e leve ao fogo médio, mexendo sem parar.

2. Ao começar a engrossar e soltar o fundo da panela, retire do fogo e transfira para outro recipiente em que poderá ir à geladeira e manter-se refrigerando por duas horas.

3. Após esfriar, deposite uma camada do creme em um refratário de vidro. Após a conclusão da camada, deposite rapidamente os biscoitos no leite para que não encharquem e amoleçam. Acomode-os no refratário de forma a criar mais uma camada.

4. A camada seguinte deve ser feita somente com o creme, depois, mais uma do biscoito. Monte de forma que reste creme suficiente para finalizar a última camada. Então, leve para a geladeira e resfrie por duas horas.

Modo de preparo da ganache

1. Leve uma panela ao fogo (médio) com o creme de leite.

2. Ao levantar fervura, desligue o fogo e adicione o chocolate. Mexa até que derreta completamente e forme a ganache.

3. Ao esfriar, despeje o conteúdo sobre a última camada do creme que estava reservado, espalhando bem. Resfrie por três horas e estará pronto para ser servido!

Mousse de chocolate fácil

As mousses são as grandes coringas da culinária e as versões menos tradicionais são ainda mais fáceis de serem preparadas. Com apenas três ingredientes é possível obter uma mousse de chocolate saborosa e que nos transporta para as nossas lembranças de infância. Veja como prepará-la:

Ingredientes do mousse de chocolate

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 300g de chocolate ao leite ou meio amargo.

Modo de Preparo

1. Pique o chocolate em pedaços menores e adicione em uma tigela que possa ser levada ao microondas. No microondas, marque 30 segundos, retire o chocolate e mexa. Depois, volte por mais 30 segundos e mexa novamente, repetindo o processo até que derreta por completo.

2. Em um outro recipiente, despeje o chocolate derretido e acrescente o leite condensado aos poucos. Após misturar bem os ingredientes, eles devem ser divididos em porções individuais e levados à geladeira.

3. Se deseja uma versão mais aerada da mousse, ao invés de adicionar em porções individuais, leve o recipiente com a mistura ao congelador, em potência máxima, por 10 minutos.

4. Então, despeje a mousse em uma batedeira em velocidade alta, até que atinja uma tonalidade mais clara. Somente então sirva em porções individuais e retorne à geladeira.

Bolinho de chuva fácil da vovó

Para dias nublados ou ensolarados, o bolinho de chuva é sempre uma boa pedida e talvez seja uma das lembranças mais saborosas de quem teve a oportunidade de passar as férias na casa da avó. Ao contrário do que se pode imaginar, há como prepará-lo de forma ainda mais prática e rápida que a receita clássica. Por isso, anote as nossas dicas:

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • Açúcar e canela para polvilhar

Observação: Pode ser preciso adicionar pouco mais de água para atingir o ponto da massa. É importante, também, dar atenção ao tamanho das bolinhas para que não fiquem cruas por dentro.

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes em um recipiente, mexendo bem até obter uma massa homogênea.

2. Aqueça o óleo e, quando estiver quente, com o apoio de uma colher, coloque um pouco da massa. Para facilitar, utilize duas colheres e modele passando de uma para a outra, já próximo à panela.

3. Assim que estiverem douradas, retire e deixe secar em papel toalha.

4. Para polvilhar, misture açúcar e canela, passando os bolinhos sobre eles.

Brigadeirão de microondas

Acredite: é possível preparar um brigadeirão utilizando somente o liquidificador e o microondas. Esta versão de um dos clássicos da vovó exigirá muito pouco do seu tempo e entregará muito sabor para a sua sobremesa. Anote o passo a passo:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 colher (sopa) de margarina;
  • 8 colheres (sopa) de achocolatado em pó;
  • 3 ovos;
  • Chocolate granulado para confeitar.

Modo de preparo

1. Acrescente todos os ingredientes – exceto o granulado -, no liquidificador e bata por 5 minutos. Após esses 5 minutos, a mistura obtida deve apresentar consistência cremosa.

2. Despeje o conteúdo em uma forma central, devidamente untada com margarina, que possa ser levada ao microondas e deixe assar por 10 minutos.

3. Passados os 10 minutos, retire do microondas e deixe que esfrie por 20 minutos. Leve à geladeira por 1 hora.

4. Desinforme e confeite o brigadeirão com chocolate granulado. Estará pronto para servir!

Arroz doce fácil da vovó

Popular no Brasil desde a época do Império, o arroz doce sofreu modificações ao longo dos anos, ganhou novos sabores com a adição do leite condensado e seguiu sendo passado de geração a geração. Embora os preparos possam variar, há uma receita que consegue oferecer o sabor da infância em pouquíssimos passos. Saiba mais:

Ingredientes

  • 1 litro de leite;
  • 6 xícaras (chá) de água;
  • 3 xícaras (chá) de arroz;
  • 3 e 1⁄2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • Cravos à gosto;
  • Canela para decorar.

Modo de preparo

1. Adicione uma panela em fogo alto e acrescente o arroz, a água, os cravos e uma pitada de sal. Deixe que ferva e, quando atingir o ponto de fervura, reduza o fogo e tampe a panela para que o arroz seque.

2. Quando o arroz estiver seco, adicione o leite e o açúcar, mexendo bem. Ao ferver, diminua o fogo e mantenha a panela destampada, mexendo ocasionalmente para que o doce não pegue o fundo da panela.

3. Quando a calda engrossar e estiver fazendo borbulhas sutis, desligue o fogo. Deposite o conteúdo da panela em um refratário ou em porções individuais, e decore com canela. Deixe que resfrie e estará pronto para ser servido.

Pudim de coco fácil e delicioso

Trazida de Portugal, a receita de pudim sofreu alterações e se tornou uma das mais populares na casa dos brasileiros. Há diversas versões que podem ser feitas a base de leite condensado, pão e também coco. E se deseja saber como preparar uma deliciosa versão com este último ingrediente, continue lendo:

Ingredientes

  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 vidro de leite de coco;
  • 500ml de leite;
  • 2 envelopes de gelatina incolor e sem sabor;
  • 12 colheres (sopa) de água morna;
  • 100g de coco seco e ralado.

Modo de preparo

1. Em um liquidificador adicione o leite, o creme de leite, o leite condensado e o leite de coco. Bata por 2 minutos e reserve.

2. Em um recipiente com água morna, dissolva a gelatina incolor e sem sabor. Após dissolvida, junte à mistura do liquidificador e bata por mais um minuto.

3. Adicione o coco ralado e mexa bem com o auxílio de uma colher, mas não volte a bater para não triturar o coco ralado.

4. Despeje a mistura em uma forma levemente untada com margarina ou óleo. Leve à geladeira e deixe resfriar por 4 horas. Desenforme, decore com coco ralado e estará pronto para servir.

Doce de abóbora simples

Muito popular no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a receita do doce de abóbora pode ajudar alguns netinhos a matar a saudade dos preparados de suas avós. Anotem o passo a passo e se deliciem com esta receita:

Ingredientes para o doce de abóbora

  • 500g de açúcar cristal;
  • 1kg de abóbora descascada;
  • 10 a 15 cravos da índia;
  • 1 a 3 paus de canela.

Modo de preparo

1. Corte a abóbora já descascada em cubos menores e despeje em uma panela, adicionando o açúcar, cravo da índia e a canela. Mantenha em fogo baixo e vá misturando bem.

2. Deixe cozinhar a mistura em fogo médio, com a panela destampada e mexendo ocasionalmente.

3. Quando a abóbora começar a desmanchar, abaixe o fogo e não pare de mexer até que o doce esteja devidamente apurado e desmanchando. Então, desligue o fogo.

4. Transfira o conteúdo para um pote com tampa, preferencialmente de vidro, mantendo resfriado por até 15 dias.

Mousse de morango prático de três ingredientes

Aqui temos uma versão menos tradicional do mousse de morango, que exigirá pouquíssimo tempo e somente três ingredientes em seu preparo. Veja:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 pacote de suco em pó sabor morango

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo.
2. Transfira o conteúdo para um refratário e leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora. 3. Passado o tempo de refrigeração, retire e estará pronto para ser servido.

Cocada de colher da vovó

Já pensou em preparar uma deliciosa cocada utilizando apenas leite, leite condensado, margarina e coco ralado? Pois saiba que é possível e apresentamos aqui esta variação prática e fácil de ser feita da cocada da vovó. Anote:

Ingredientes

  • 1 e 1⁄2 xícara (chá) de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 colheres (sopa) de margarina;
  • 100g de coco ralado.

Modo de preparo

1. Em uma panela adicione o leite, o leite condensado, a margarina e o coco ralado.

2. Coloque em fogo baixo mexendo ocasionalmente por aproximadamente 15 minutos ou até que a mistura comece a desprender do fundo da panela.

3. Distribua a cocada em porções individuais ou a leve em um refratário maior para a geladeira.

4. Aguarde a cocada esfriar e estará pronta para ser servida.

Mousse de limão prático

A versão do mousse de limão é semelhante à do mousse de morango, substituindo o suco de pó por uma xícara de suco de limão. Anote as dicas e prepare a sobremesa em sua casa:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condesado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1⁄2 xícara (chá) de suco de limão.

Modo de preparo

  1. Adicione o leite condensado e o creme de leite no liquidificador e bata bem. Aos poucos, vá adicionando o suco de limão.
  2. Após bater bem a mistura – por aproximadamente 5 minutos -, transfira para um refratário e leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora.
  3. Passado o tempo de refrigeração, estará pronto para ser servido.

Broa de fubá deliciosa

Os netos criados na região sudeste dificilmente escaparam ao preparo da broa de fubá. A receita típica da culinária brasileira chegou ao país no final dos anos de 18000 e é até hoje uma das grandes queridinhas das mesas de café. Siga o passo a passo e prepare a sua:

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 1 xícara (chá) de óleo;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 e 1⁄2 xícara (chá) de fubá de milho;
  • 3 ovos;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo

  1. Adicione o óleo, o leite e os ovos em um liquidificador e misture bem. Aos poucos, vá adicionando os demais ingredientes (açúcar, farinha de trigo e fubá de milho).
  2. Quando obtiver uma mistura homogênea, adicione o fermento em pó e não volte a bater no liquidificador. Misture somente com uma colher.
  3. Transmita a mistura para uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido em 180oC por 30 minutos ou 40, caso espete um palito ou garfo e ele saia sujo.
  4. Retire do forno, deixe esfriar e a broa estará pronta para ser servida.

Palha italiana

Embora carregue o nome de “palha italiana”, a receita é brasileira e surgiu na região sul, sendo desenvolvida por imigrantes portugueses e italianos que se estabeleceram ali no século XIX. Acredita-se que seja uma modificação do salame di cioccolato (salame de chocolate). Seja quais forem as suas origens, ela caiu no gosto e paladar dos brasileiros, sendo hoje um dos preparos mais simples e saborosos.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de margarina;
  • 6 colheres (sopa) de achocolatado em pó;
  • 2 latas de leite condensado;
  • 2 pacotes de biscoito de maizena;
  • açúcar para decorar.

Modo de preparo

1. Adicione o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó em uma panela. Misture bem e em fogo baixo até obter o ponto do brigadeiro (quando estiver soltando do fundo da panela). Reserve.

2. Quebre os biscoitos em um refratário e misture-o ao brigadeiro.

3. Unte uma forma com margarina, deposite a mistura e leve para gelar.

4. Quando estiver devidamente resfriado, unte uma superfície com açúcar e desenforme o doce. Se necessário, polvilhe mais açúcar para deixá-lo mais bonito.

5. Corte em quadradinhos menores e sirva.

Quindim fácil de liquidificador

A receita originalmente “Brisa-do-Lis” feita com gemas, açúcar e amêndoas, sofreu alterações em terras brasileiras devido a falta de ingredientes. A adaptação foi feita adicionando o côco e criando um novo doce: o quindim.

O tradicional doce foi sendo passado de geração a geração, e carrega consigo a união luso- brasileira, onde um preparo português foi transformado pelas mãos das escravas fazendo nascer um dos queridinhos nacionais.

E o preparo do quindim pode ser ainda mais simples do que imagina. Anote o passo a passo e faça em sua casa o quindim de liquidificador da vovó.

Ingredientes

  • 1 e 1⁄2 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 1 vidro de leite de coco;
  • 1 pacote de coco ralado;
  • 6 gemas peneiradas;
  • 3 claras.

Modo de preparo

1. Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

2. Despeje esta mistura em uma forma cônica untada com margarina e polvilhada com açúcar. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180oC, em banho maria, por 40 minutos.

3. Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 30 minutos.

4. Retire do forno, deixe esfriar e leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de desenformar.

Anote as receitas doces da vovó e lembre-se de acompanhar o nosso conteúdo

Se deseja continuar recebendo dicas de culinária e aprendendo a preparar novas receitas sem sair de casa, assine a nossa newsletter e siga também o nosso conteúdo nas redes sociais.

Deseja ver mais receitas doces

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies